terça-feira, 5 de julho de 2011

O QUE QUER DIZER ADORAR COM DANÇAS?

 

 

Dança é uma forma de expressão corporal usada de várias formas em várias culturas. Até aí tudo bem nenhuma novidade. Mas o que quer dizer adorar com danças? Exite fundamento biblíco para isso?

A dança está sim presente na Bíblia:
Êxodo 15:20
"Então Miriã, a profetisa, irmã de Arão, tomou na mão um tamboril, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris, e com danças."
A dança de Miriã, foi uma dança de gratidão, como se pode ver ao continuar a leitura desse texto de Êxodo. Em muitas referências do velho testamento não vemos desaprovação, só afirmação desta forma de adoração. As pessoas são exortadas a louvar Deus " dançando, fazendo melodia a Ele com adufes e harpa" (Sl 149:3), e para que "O louvasse com adufes e dança" (Sl 150:4).

A dança como forma de adoração é uma tradição hebraica e era parte integrante das celebrações dos israelitas antigos. A raiz freqüentemente usada para a palavra " dança" no Testamento Velho é "hul" que se refere ao redemoinho da dança e implica movimento altamente ativo.

Um dos expemplos mais conhecidos de Adoração a Deus com Danças é a do rei Davi, quando a Arca da Aliança estava voltando para a nação de Israel, II Samuel 16:14-16. A Palavra diz que Davi dançava com todas as suas forças, implicando que devemos dar o nosso melhor para Deus em qualquer situação, e a que Davi estava passando era de extrema alegria com o retorno da Arca para as mãos do povo hebreu.
Bom esse texto é apenas uma introdução, para ilustrar que a dança existe na Bíblia e é encorajada, claro usemos de bom senso que o tipo de dança praticada na Igreja deve ser uma dança santificada e expressar o que sentimos ou o que queremos declarar a Deus. Irei me aprofundar nesse assunto mais tarde.

Fiquem na Paz!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário