sexta-feira, 15 de julho de 2011

A HIPOCRISIA

 

Mateus 23

Definição: (Do grego; hypocrisia   e do latin: hypocrise + sufixo ia) “demonstração de uma virtude, dum sentimento louvável, que não se tem. Impostura, fingimento, simulação, falsidade. Falsa devoção.” Novo dicionário Aurélio da língua Portugues, Edição revista e ampliada, pg 899 – Editora Nova Fronteira. No  passado, havia uma conotação diferente do significado da palavra, cujo resultado era:  “Um apresentador de sonhos; Um orador; Um recitador de Poemas ou Um ator”. Desta ultima definição, redundou no significado da Palavra como a temos nos dias de hoje. – Nos dias de Jesus os religiosos fizeram jus a esta prático, porque haviam muitos fariseus e hipócritas entre o povo. Fariseu – Era formado por um grupo religioso, político e social. Estes exerciam na época do Senhor Jesus uma grande influência. Eles eram os “piedosos” da religião. Toda esta capa aparente de servidores piedosos e inquiridores da lei, não passava de uma fachada hipócrita. Jesus em seu discurso, chama-os diretamente de: Escribas, Fariseus e Hipócritas. Dizia o Senhor acerca da atitude deles em fechar aos homens o direito ao Reino dos céus, pois nem eles entravam e nem permitiam que os outros entrassem.

Observemos os versículos 13-29 do texto em pauta. O senhor apresenta na sua tese, a diferença entre o ser verdadeiramente e o dizer que é. O hipócrita faz o discurso mas não tem a prática.   Disse então o Senhor:  “AI DE VÓS”! Observemos com mais detalhes alguns aspectos de como funciona, opera e atua a hipocrisia no meio da congregação.  Busquemos uma compreenssão mais profunda do problema pois o Senhor colocado  o seus olhos sobre a igreja, a fim de que isto não venha a se tornar uma doença crônica na congregação.

ASSIM SE MANIFESTA A HIPOCRISIA
Quando lemos a Palavra de Deus, claramente entendemos que este mal vem se manifestando desde os dias do Senhor entre nós. Não é algo novo que tenha surgido agora, mas algo tão velho quanto a história e o homem.  Chamamos sua atenção para estes fatos.

A hipocrisia é manifestada no meio da congregação, pelo  homem que publicamente se apresenta como bondoso, como salvador, aqiele que tem a solução pra o problema. Na realidade o quer é todos saibam que ele está ajudando ou dando esmolas.  Mt 6:2 “Quando pois deres esmolas, não faças tocar a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa”. Também se manifesta através de atitudes de uma falsa consagração ou jejuam o que é feito não para Deus mas para que os outros lhes dê louvor. Mt 6:16 “Quando vocês jejuarem, não façam uma cara triste, como fazem os hipócritas, pois eles fazem isso para todos saberem que estão jejuando. Eu afirmo a vocês, que isto é verdade. Eles já receberam sua recompensa”.

A Hipocrisia, se manifesta tambem na vida de pessoas que usam o nome da religião e o nome de Deus para esconder sua própria fraqueza. É aquele que se nega em ajudar ao seu semelhante e até a seus próprios pais dizendo que já está com seus bens comprometido com Deus e por esta razão já não pode ajudar. Marcos 7:10-13 É aquele que quebra a lei de Deus e a sua Palavra, pois está escrito que: “Aquele que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado”. Quantos deixam de ajudar um enfermo ou seu próximo por causa do descanso (sábado) julgando que isto agrada a Deus. É aquele que faz sua própria religião ao invés da religião de Deus. O Senhor declara em Lucas 13:5 “Hipócritas! No sábado qualquer um de vós vai à estribaria e desamarra sei boi ou o seu jumento a fim de leva-lo para beber água”.

É a pessoa que esconde os seus verdadeiros sentimentos sob a máscara do fingimento. São iguais a aqueles que procuraram Jesus para embaraça-lo inquirindo-o sobre o tributo. A resposta do Senhor  é imediata: “Dae a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”, uma colocação sábia  do Senhor. Marcos 12:15; Mateus 22:18. É o homem mau escondido sob a máscara da piedade Mt 23:28 Jesus condenando o fingimento ou a hipocrisia, disse: Mt 23:27-28 “ Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês são como túmulos pintados de branco, que por fora parecem bonitos, mas por dentro, estão cheios de ossos de mortos e podridão. Por fora vocês parecem boas pessoas, mas por dentro estão cheios de mentiras e de pecados”.

O Hipócrita torna-se um cego em seus próprios desatinos. Tentou enganar aos outros e acabou sendo por si mesmo enganado. Caiu na própria cilada. Deus mostra o hipócrita debaixo da condenação. Mateus 24:50-51 “Virá o senhor daquele servo num dia em que não o espera, e a hora que ele não sabe, e castigá-lo-á, e lhe dará a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes”.

A HIPOCRISIA É ABOMINADA PELO SENHOR
Certamente que o Senhor aborrece e não somente aborrece mas também abomina o pecado da hipocrisia, pois esta; míngua, traumatiza e atrofia a obra que o Senhor deseja realizar entre o seu polvo. O indivíduo que exerce a hipocrisia,  por não ser autêntico, também não é real e se não é real, será falso e o falso não tem direito a sentar na mesa do Senhor. Leia-se Mateus 23:13-36

HÁ ESPERANÇA PARA A COMPLETA LIBERTAÇÃO
Deus tem interesse em livrar o seu povo, a sua  Igreja, desta praga que como a traça, parece inofensiva, mas é devastadora entre o povo de Deus.  Quantas pessoas, tiveram suas vidas serem levadas ou  engano pela vangloria dos homens, desprezando a glória do grande Deus. O Desejo do Senhor, é que tenhamos entre nós pessoas que estejam atentas para servir com retidão, com singeleza e com pureza diante do Senhor. “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus”. Observemos a oração de Davi quando diz:  I Crônicas 29:17 “Bem sei meu Deus, que tu provas os corações e que da sinceridade te agradas”.  Não nos apresemos ao mal, não corramos para a prática da hipocrisia. Ao abrirmos as nossas bocas, falemos o que é bom e reto perante o Senhor e não esqueçamos do que está escrito em Hebreus 10:22 “Aproximemo-nos com sincero coração, em plena certeza de fé”. A vida do cristão, deve ser de louvor e gratidão ao Senhor. Fujamos urgentemente dessa praga denominada “hipocrisia”, falemos a verdade uns com os outros e assim seremos verdadeiros, autênticos e fieis servos do nosso Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário