domingo, 24 de julho de 2011

DEUS É BOM E SUA MISERICORDIA DURA PARA SEMPRE

“Deus é bom e a sua bondade dura para sempre”
Em todo o AT a bondade de Deus é enfatizada, e Deus quer colocar em nossas cabeças que Ele é bom.

No Salmo 118 o salmista declara a bondade de Deus.

Na passagem do “Jovem rico” um homem ao se encontrar com Jesus diz: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E Jesus fala: Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus. (Marcos 10.17-18)

Em toda a palavra podemos perceber o quanto Deus é bom, porém em nossas vidas em algum momento tivemos a sensação de que Deus não estava nos escutando, que Ele deletou os nossos “e-mails” sem ao menos lê-los, e que Ele não está dando a devida atenção ao que achamos merecer.

É nesta hora que você começa a fazer coisas para chamar a atenção de Deus, que você fala que vai largar tudo e que gastou muito tempo acreditando na Bíblia Sagrada, e é para Deus que você fala todas estas coisas.

Você ameaça largar o evangelho, ou então voltar a fazer tudo aquilo que fazia quando era do mundo.

Um dos primeiros versículos que o cristão decora é Romanos 8.28 “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”

Mas mesmo tendo acesso a essa realidade, você começa a ter uma amnésia espiritual e se esquece do que Deus já fez por você.

Porém, quando desconfiamos do amor de Deus cometemos o pior erro em nossas vidas, e quando isso acontece estamos dando espaço para que o diabo trabalhe em nossas mentes. É nessa hora que o diabo começa a plantar sementes contra Deus em nossos corações.

A vida cristã é palpada nas promessas, se abrirmos mão da fé de nada vai adiantar nossa vida. Quando a palavra de Deus não é mais rema em minha vida, o que sobre é nada.

Nós não podemos crer naquilo que o mundo nos diz, mas naquilo que a bíblia nos diz. Quem se envenena começa a entrar num atrito terrível, pois não sabe mais se crê no sobrenatural de Deus ou se acredita no campo natural, naquilo que se vê.

Se a bíblia diz que Jonas foi engolido por um grande peixe, então devo crer que isto é verdade, ou eu creio, ou eu não creio, ou estou com Deus, ou me aparto Dele.

Jeremias 29.11-14
11Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. 12Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. 13Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. 14Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte; congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar donde vos mandei para o exílio.

Deus afirma aqui que tem pensamentos de bem, de paz, para o seu povo, para aquele que Nele crê. Nesta passagem era muito difícil aos israelitas acreditarem nestas palavras, pois se encontravam distantes de Deus, em um cativeiro. Mas o que eles não viam, era que através do cativeiro seriam tratados, lapidados e assim quando eles buscassem Deus eles O achariam.

Só aqueles que buscam, oram, gastam tempo nesta empreitada, conseguem ter uma comunicação com Deus. Os israelitas estavam numa fase em que achavam que não precisava falar os seus problemas a Deus, pois Ele sabe de todas as coisas, mas é ai que eles se enganavam.

Eles estavam se sentindo sem paternidade. Como eu posso ver a bondade de Deus nesta história?

Deus toma o seu instrumento, o profeta Jeremias, para dizer que não se esqueceu deles. Há uma temporada em que não identificamos o amor e a bondade de Deus, mas em qualquer situação nós devemos nos lembrar que Ele nos ama.

Devemos confiar em Deus mesmo quando não vemos nada, pois a bondade de Deus jamais deve ser questionada, de maneira que não podemos avaliar a bondade de Deus pelo que vemos ou sentimos, pois Deus trabalha para o nosso bem.

Gênesis 26.1-6
1Sobrevindo fome à terra, além da primeira havida nos dias de Abraão, foi Isaque a Gerar, avistar-se com Abimeleque, rei dos filisteus. 2Apareceu-lhe o Senhor e disse: Não desças ao Egito. Fica na terra que eu te disser; 3habita nela, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti e a tua descendência darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a Abraão, teu pai. 4Multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e lhe darei todas estas terras. Na tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra; 5porque Abraão obedeceu à minha palavra e guardou os meus mandados, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis. 6Isaque, pois, ficou em Gerar.

O texto diz que sobreveio fome sobre a terra e já havia acontecido isto no tempo de Abraão. Isaque foi ter com o rei dos filisteus. Há uma palavra profética e ele se apegou a ela.

A fome está na base das pirâmides do desejo. Para que você não morra de fome, você faz o que precisa se feito para comer. Fome não representa só em relação a alimento, mas representa escassez, falta de alguma coisa.

Nós não temos somente fome de comida, mas de cultura, espaço, lazer, conquista, crescimento, esporte, turismo, música, relacionamento, amor, carinho, revelação da Palavra, experiências com Deus, novidade, unção, satisfação, plenitude, etc.

Se você está com fome não desça ao Egito, creia nas promessas de Deus. Quando se tem fome à tendência é ir para onde tem comida.

Não desça, não se mova, não tome uma decisão emotiva!!!

Não saia do lugar, pois Deus vai te abençoar ai onde você está. Isaque obedeceu, havia falta de comida, havia fome onde ele estava, mas Deus disse permaneça, não se mova.

Gênesis 26.12
“Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o Senhor o abençoava.”

Antes de colher, você precisa aprender a semear.
Quer amor começa amando.
Quer perdão começa perdoando.
Quer receber começa abençoando.

A bíblia diz que Isaque recolheu cento por um, e isto significa mais do que pensamos. Nesta hora você vê Deus desarquivando todos os sonhos que estavam arquivados, e Ele faz isso porque você questionou a bondade Dele, e Ele quer te mostrar que Ele é Deus.

Gênesis 26.16
“Disse Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós, porque já és muito mais poderoso do que nós.”

Estava muito bom para ser verdade, quando ele acha que vai ficar bom o rei diz para ele sair.

Como Isaque poderia ver a bondade de Deus em algo assim? Mas Deus continua sendo bom com ele.

Gênesis 26.18
“E tornou Isaque a abrir os poços que se cavaram nos dias de Abraão, seu pai (porque os filisteus os haviam entulhado depois da morte de Abraão), e lhes deu os mesmos nomes que já seu pai lhes havia posto.”

Quando Abraão morreu os filisteus entulharam os poços, porém Isaque começa a cavar a herança que tinha para ele.

Gênesis 26. 19
“Cavaram os servos de Isaque no vale e acharam um poço de água nascente.”

Ele perseverou e foi abençoado.

Gênesis 26.20-22
20 Mas os pastores de Gerar contenderam com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso, chamou o poço de Eseque, porque contenderam com ele.
21 Então, cavaram outro poço e também por causa desse contenderam. Por isso, recebeu o nome de Sitna. 22 Partindo dali, cavou ainda outro poço; e, como por esse não contenderam, chamou-lhe Reobote e disse: Porque agora nos deu lugar o SENHOR, e prosperaremos na terra.

Isaque viveu o que muitos estão vivendo hoje, “se cavo o poço, vem contenda, vem divisão”. Isaque deu nomes aos poços, que era como se ele estivesse deixando um bilhetinho para Deus.

Primeiro Poço: ESEQUE, que significa CONTENDA
Segundo Poço: SITNA, que significa ÓDIO, e ele queria dizer “estou sentindo ódio”.
Porém, Deus nunca chega atrasado e Ele responde aquela indignação.
Terceiro Poço: REOBOTE, lugar que o Senhor nos deu e prosperou.

Isaque, entre os patriarcas, foi o que menos realizou conquistas para Deus, mas este episódio levou Isaque a todas essas conquistas. Ele começa a cavar os poços, e eles viram bençãos.

Há pessoas que estão desacreditadas e não conseguem mais confiar na bondade de Deus, mas creia na palavra profética que Deus está liberando para a sua vida hoje, você vai buscar, vai jejuar, para que você veja as promessas de Deus acontecendo.

Aquilo que parecia destruição, derrota, vai ser revertido em benção, pois Deus não se esqueceu de você, ainda que o seu coração esteja te levando à incredulidade.

Creia e Deus os abençoe!

Um comentário:


  1. DEUS É MISERICORDIOSO , CUIDA COM CARINHO DO SEU POVO OPRIMIDO PELA SOCIEDADE DE HUMANA ,
    "AQUELO QUE PARECE DESTRUIÇÃO , DERROTA, VAI SER REVERTIDO EM BENÇÃO."

    ResponderExcluir